Recents in Beach


Receba o meu conteúdo GRATUITAMENTE


Review do MT111 e o Transistor MOSFET


Nesse post eu vou falar sobre vários assuntos! E um deles é o Multímetro MT111, mas não é só um review puro, trago conteúdo junto, ou seja, vou explicar como testar transistores MOSFET

INTENÇÕES DO POST

  • Review do Multímetro MT111 Mustool
  • Ensinar a testar MOSFET N
  • Verificar o efeito de memória do transistor
  • Criar uma Chave digital.

Multímetro MT111 Mustool




O MT111 é um multímetro multifuncional, com tela LCD sensível ao toque, sem botões físicos, muito bonito, fácil de usar, portátil, conveniente e de alta precisão. É muito leve e pequeno, pesa apenas 175g. É alimentado por 2 pilhas comuns (AAA), algo que eu gostei logo de cara. 




Além de tudo isso, ele é True RMS, ou seja, o resultado das medidas é exatamente o valor real. Assim, com ele podemos obter um valor RMS muito mais preciso, e que funciona em qualquer tipo de onda.

Um ponto importante, é que ele não tem amperímetro, não mede corrente. Porém, é frequencímetro, capacímetro, testador de continuidade, tensão AC/DC e consegue também testar o live.

Abaixo você pode acompanhar a tabela de parâmetros técnicos dele:




Observe que ele tem 6000 counts, ou seja, para o tamanho, tem uma precisão e um processamento muito rápido.

No vídeo você pode acompanhar a demonstração completa da utilização do multímetro, onde eu o apresento e faço algumas leituras nele.

LIGA E DESLIGA DIGITAL COM APENAS 1 TRANSISTOR MOSFET


Observe na imagem acima o projeto que fiz no MultiSim. Coloquei um botão de liga (push button), um amperímetro e um osciloscópio para que vocês vejam o trem-de-pulso.

Usei o transistor IRFZ44 numa fonte de 12V. Um resistor como se fosse um motor de 10 Ohms, e um LED indicador ligado num resistor de 2k2 Ohms.

O source se encontra ligado direto no GND, e o motor ligado direto no dreno. Há muitos detalhes que explico apenas no vídeo, então recomendo que você assista o vídeo enquanto lê este post.


Observe acima o screenshot do MultiSim. É possível ver o trem-de-pulso no osciloscópio. 

CHAVE DIGITAL


Na demonstração da Chave Digital, que detalho no vídeo, utilizamos o transistor IRFZ44 e o circuito que eu mostrei, alimentado por 12V, e tenho ligado ao dreno dele um motor de 12V.

Se eu aperto o botão, ele liga, se eu aterro o gate ele desliga. 

Alternativas ao MultiSim

TINA TI



Eu gosto muito do Tina TI, é muito preciso, porém a versão grátis só tem os componentes que são da Texas. Versão totalmente grátis, precisa se cadastrar, mas vale a pena. 

EASY EDA



É um programa online, grátis e muito poderoso. Observe abaixo um exemplo de um circuito, um pedaço do circuito de um joystick.

Este programa conta inclusive com visão 3D.

É isso pessoal, espero que tenham gostado desse post. Se inscrevam no canal e aqui no blog, para que eu possa continuar sempre trazendo conteúdo grátis e de qualidade.

Abraço do Fernando K. 


Download do arquivo:

PDF

Postar um comentário

0 Comentários