Recents in Beach


Receba o meu conteúdo GRATUITAMENTE


Analisador de Espectro de baixo custo HackRF one





Eu sempre trabalho com ESP32 e Rádio LoRa. E, para conseguir ver o sinal do meu rádio eu preciso de um equipamento que se chama analisador de espectro, o qual eu considero ter um custo bem elevado. Quão caro? Tem modelo aí beirando os R$ 13 mil. Então, trago uma alternativa hoje que é utilizar um SDR (Software Defined Radio), ou seja, um rádio definido por software, que não é um analisador de espectro, mas pode funcionar como um. São dois modelos de SDR que vou falar: HackRF One e o RTL-SDR.








RECURSOS USADOS

  • Dois SDR (HackRF One e o RTL-SDR)
  • Heltec WiFi LoRa
  • Antenas para as faixas observadas





O QUE É UM SDR?

Enquanto os receptores-demoduladores de sinais de rádio baseados em hardware (os rádios tradicionais) usam as propriedades físicas dos componentes para definir sua aplicação, como filtros analógicos com faixas fixas e recuperação do sinal de forma analógica ou digital através de conversores analógico-digitais. . .
 . . . Os SDR utilizam um sintonizador mais ou menos como o tradicional, que entrega os sinais captados a um ADC de alta velocidade. Mas, o processo de filtragem, equalização, demodulação, decodificação, são predominantemente realizados por processamento digital.


Essa tecnologia de executar o processamento digital dos sinais de rádio é a mesma das TVs digitais por exemplo.

A principal vantagem é a flexibilidade do sistema de comunicação, permitindo que a maior parte do receptor seja desenvolvida em software puro, sem alterações no hardware. Mas requer ADCs rápidos para altas amostragens e um poder computacional compatível suficiente .






SOFTWARE

Software para o SDR

Existe um número bem grande de softwares gratuitos para trabalhar com SDR, alguns com aplicações bem específicas, como: GNURadio, SDR-Radio, QTRadio,  SDR# entre outros...






CAPTURAS

Capturas com o SDR#

Captura de uma estação de FM


Captura de uma estação de FM em 450MHz.



Sequência de uma transmissão LoRa com SpreadFactor = 12  (captura em vídeo a 30 fps)
(Grande espalhamento espectral)




Hedy Lamarr, inventora da alternância de canais na comunicação

Hedy Lamarr, nome artístico de Hedwig Eva Maria Kiesler, nascida em Viena em 1914. Junto ao compositor e amigo George Carl Johann Antheil inventou um sistema no qual a comunicação via rádio poderia ocorrer mudando o canal de comunicação, desde que o receptor e trasmissor fizessem isso ao mesmo tempo e da mesma forma.

A versão inicial consistia na troca de 88 frequências e era feito para despistar radares, mas a ideia pareceu difícil de realizar na época. Maria Kiesler, (Viena, 9 de novembro de 1914 — Altamonte Springs, 19 de janeiro de 2000) foi uma atriz e inventora austríaca radicada nos Estados Unidos.




Sequência de uma transmissão LoRa com SpreadFactor = 8  (captura em vídeo a 30 fps)
(Pequeno espalhamento espectral)
Desta vez a transmissão foi rápida demais para ser capturada.











Postar um comentário

2 Comentários