Recents in Beach


Receba o meu conteúdo GRATUITAMENTE


Tragédia de Brumadinho: sugestão para um sistema de alerta!



Como a Internet das Coisas pode auxiliar em tragédias como a de Mariana e Brumadinho?
Hoje quero trazer uma sugestão de um sistema de alerta, que, além da sirene, pode emitir mensagens às pessoas avisando do perigo. Isso possibilitaria que indivíduos envolvidos poderiam ter mais tempo para evacuar um determinado local em caso de ocorrência do tipo. Sendo assim, trago hoje um modelo que servirá neste vídeo apenas como estudo, mas que pode ser o primeiro passo para que um sistema profissional seja desenvolvido.
Pois bem, quero mostrar para vocês um diagrama com a infraestrutura que eu faria utilizando uma ESP32 LoRa. É uma sugestão para os departamentos de Tecnologia de Informação de empresas, como as mineradoras, bem como do próprio governo.




No meu projeto, utilizei como referência a Portaria 70.389, de 17 de maio de 2017, que define todos os aspectos de um alerta, além de ter consultado como esse mesmo assunto é tratado em outros países.
Enfim, produzi um diagrama e empreguei gateways, endpoints, ou seja, dispositivos que poderíamos carregar junto ao nosso corpo, por exemplo, para receber informações e possíveis alertas.



Tópicos tratados:

Entre os principais tópicos deste vídeo, temos: aplicativo de Alerta; gateway WiFi/Eth; Gateway Eth/Lora; Gateway WiFi/LoRa; Gateway DTMF/LoRa; Rastreando Sinal de Rádio; Transceiver Lora; Estação de Alerta Sonoro; Redundância de Comunicação; Zona de Auto Salvamento; e Zona de Segurança Secundária.


Sistema de alerta mobile






Postar um comentário

3 Comentários

  1. Ótimo projeto, mas não ira funcionar, pois não tem marca e vai sair barato, o pessoal que leva por fora não vai receber nada.
    Aquilo la é rescaldo de cabide de empregos , burocratas remanescentes do PT e PMDB, tenho uma amigo que trabalhou lá, é pior que uma estatal....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fernando pela iniciativa.
    Eu vivo prestando serviço nestas Mineradoras em todo o país sei como funciona.
    Abraços! Sou um seguidor e admiro seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Fernando ... muito boa a ideia e muito bem elaborada isso prova que podemos fazer grandes melhorias a custos muitos baixos. Quanto a comentários políticos, vamos deixar para outros fórum.

    ResponderExcluir