Recents in Beach


Receba o meu conteúdo GRATUITAMENTE


ESP32 com suporte para bateria


Hoje vou mostrar para vocês um ESP32 que vem com um suporte de bateria. Esta funciona como uma espécie de nobreak do microcontrolador quando acaba a energia. Gostei bastante desta novidade, chamada em inglês de batery holder. Esse modelo do ESP32 tem um gerenciamento de cargas, ou seja, ele tem um chip dentro dele que gerencia o carregamento. Portanto, a hora que a fonte paralisa esse chip direciona o fornecimento de energia pela bateria. Veja no vídeo:


Especificações:

Tensão de operação: 2,2 a 3,6 VCC
Antena embutida
Ultrabaixo consumo de energia
Gerenciamento de carga de bateria por hardware
32 GPIO: ADC (16), SPI (2), I2C (1), UART (1), PWM (32), SDIO (50 Mhz)
520 KB SRAM
Flash de 16 MB
Transceptor WiFi 802.11BGN HT40 Taxa de dados máxima: 150 Mbps
Suporte para Bateria 18650


Pinagem


Aqui temos o diagrama da pinagem de um ESP32 e uma foto de uma ESP32 Wemos.


ESP32 pelo lado da bateria


Essa imagem mostra a parte debaixo da bateria. Os quatro parafusos que estão nos cantos foram colocados por mim para que a montagem pareça uma pequena mesa, fazendo com que o suporte fique em pé, o que não é possível sem as pernas dos parafusos por conta do formato da bateria.


 Onde usar esse gigante?


Por outro ângulo enxergamos um ESP normal, com a diferença que este tem um botão de liga e desliga, um recurso a mais que chama atenção nesse hardware.


Exemplo de aplicação para o ESP32 Wemos Batery Holder

Telemetria com ESP32 e DHT22


Nesta parte eu trago um exemplo de aplicação para esse dispositivo: a telemetria com ESP32 e DHT22. No caso, tenho a seguinte situação: outro dia um amigo queria monitorar dados de um CPD (Centro de Processamento de Dados) já que a baixa temperatura neste tipo de local pode provocar prejuízos, como queima de equipamentos, por exemplo. Então, ele queria que o ESP mandasse um aviso para ele caso o ar-condicionado viesse a falhar ou a energia elétrica viesse a cair.

Para não depender de roteador ou WiFi o melhor é utilizar um ESP32 com suporte de bateria e ir gravando seus dados na memória do dispositivo. Quando restabelecida a conexão do servidor esses dados captados pelo ESP serão direcionados ao CPD novamente.



Arquivo para download:



Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá fernando boa noite. Uma dúvida de iniciante. Eu posso fazer um projeto com o esp32 e vendê-lo?

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando, primeiramente, parabéns pelo canal no youbube e pelo site! Sua didática torna viável para muitas pessoas a entrada no mundo do IOT. Minha questão técnica é: Existe alguma forma ler a carga da bateria que alimenta o ESP? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernando, meu nome é Gerson, sou novato nesse mundo mas gostaria desvanece se é possível monitorar o nível de bateria a distância de um fone bluetooth, como no celular, exemplo tenho um simples transmissor de Bluetooth conectado a um fone, mas não sei o nível de bateria no fone, como controlar isso?

    ResponderExcluir