Recents in Beach


Receba o meu conteúdo GRATUITAMENTE


Sobre Fernando K


Vivemos num mundo onde a tecnologia avança a passos exponenciais e cuja velocidade supera até a nossa capacidade humana de assimilar tantas informações. Por conta desta constatação, venho nos últimos anos desenvolvendo métodos para que as pessoas aprendam com maior velocidade e menos esforço. Sendo assim, criei um canal no Youtube, bem como este Blog, que são os desdobramentos de um dos meus cursos de programação e robótica.

Youtube 

Blog



Programação para crianças

O livro Homo Deus (Yuval Harari), um best seller, sucesso mundial, apreciado por muitos presidentes de países e de companhias, como Mark Zuckeberg e Larry Page,  mostra um cenário em que nós, humanos, não seremos melhores que o computador em quase nada.
Isso, fatalmente, vai deixar uma legião de pessoas “inúteis”: 80% da população perderão suas ocupações. Tal previsão indica, portanto, que infelizmente, a maior parte da população estará desempregada e subempregada.

Um autor mais otimista, Frederico Pistono, acha que a sociedade vai precisar de um novo acordo social, já que não haverá emprego para todos. Uma sugestão dele é de que os estados paguem um salário mínimo para aquelas pessoas que precisarão sobreviver sem emprego.

A pergunta, então, é: “Quem serão esses profissionais que permanecerão úteis, empregados e necessários?”.

O futuro nos reserva muito desafios. Muitas profissões vão desaparecer. E, outras tantas, serão ainda criadas. Mas, acredito fortemente que aqueles que ainda serão “úteis” são as pessoas criativas, que desenvolvem tecnologia.

Espero, sinceramente, que você seja uma delas!


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem sou?



Sou formado em Ciência da Computação, diretor de uma empresa de tecnologia e criador de um curso de programação para crianças, adolescentes e adultos. Resolvi criar este um canal no Youtube e este Blog para compartilhar com você um pouco da minha experiência.

Comecei a gostar de eletrônica logo aos 12 anos de idade, comprando revistas do tipo “Divirta-se com a Eletrônica” e “Nova Eletrônica”. Aos 14 anos, aprendi a programar. Foi quando comprei uma calculadora científica e descobri que ela era, na verdade, um computador com linguagem BASIC. Desde então, decidi que iria seguir o meu hobby como profissão.

Optei, portanto, por fazer um ensino médio integrado a um curso técnico em eletrônica, na ETEP, em São José dos Campos. Na sequência, fiz Bacharelado em Ciência da Computação, em Presidente Prudente.

Posso dizer que, desde o meu primeiro emprego, sempre fui atraído por indústria, bem como trabalhos que tivessem lado a lado o hardware e software. Desta forma, sempre estive envolvido com desenvolvimento de protocolos de comunicação, assim como projetos ligados ao hardware.

Lembro que, recentemente, houve uma revolução Maker no mundo e o preço das máquinas e componentes passaram a cair, dia após dia. Sendo assim, o poder de um único engenheiro aumentou muito em função de um maior encapsulamento do conhecimento complexo. Um exemplo disso é que você pode utilizar o reconhecimento de voz sem necessariamente entender como essa tecnologia foi feita.

Este mesmo cenário tem atingido a mecânica, possibilitando a nós, Makers, a criação de nossas próprias máquinas CNC, o que antigamente custaria fortunas.

Isso tem feito com que as empresas reconheçam nos makers uma força vital para a inovação e competitividade, já que a maioria dessas pessoas não trabalha só por dinheiro, mas por uma satisfação e um sentido maior, de missão.

É fácil de reconhecer os makers na história: Santos Dumont, Tesla, Thomas Edison, Steve Jobs, entre muitos outros. Não posso dizer que se trata de um grupo grande de pessoas, mas posso afirmar que a atuação destes transformou o mundo.


Postar um comentário

28 Comentários

  1. A educação precisa de profissionais da tecnologia, mas que estejam ligados efetivamente à educação, para poder entender como a máquina funciona a fim de poder otimizá-la. Tenho visto propostas de tecnologias para a educação, mas tudo solto, sem geração de métricas e resultados, que apoiem as ações dos dirigentes escolares em todos os seus níveis.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Fernando. Vi teu último vídeo por seu post no Arduino BR. Muito legal e didático. Eu sou um velho dinossauro da informática e tenho me dedicado a escrever posts de eletrônica. Acabei de publicar um na area de IoT com NodeMCU e Alexa:
    https://mjrobot.org/2017/08/30/computer-fire-all-weapons/

    A propósito, quase nos "esbarramos" na ETEP! Fui aluno da eletrônica lá de 74 a 77. De 78 a 82 fiz Engenharia na UNIFEI e de 83 a 85 voltei à ETEP como chefe do Dpto de Eletrônica. Em 85 a Avibrás me convidou para um projeto de Transferência de Tecnologia com uma empresa da Suiça e parti do mundo academico para o executivo, só voltando neste ano! ;-)

    Muito legal ver pessoas como você dedicadas ao ensino!
    Um abraço
    Marcelo Rovai

    ResponderExcluir
  3. Trazer informação sobre ESP é muito interessante, praticamente não se acha artigos em português. O conteúdo deste blog é muito bom e você explica muito bem, por isso, o canal no youtube e sua página no facebook estão cada vez com mais seguidores.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos videos e pela trajetória.
    Sds,
    Heverton Matsubara

    ResponderExcluir
  5. Professor Fernando, muito bom seu trabalho...

    ResponderExcluir
  6. Quero trabalhar com monitoria de crianças sou tecnico eletrônico e tenho interesse em acompanhar,ministrar aulas, já fui docente em curso tecnico

    ResponderExcluir
  7. Fernando, ótimo canal. Acompanho praticamente todos seus vídeos, parabéns. Olha que coincidência, eu também sou aluno do Prof. Bêda Marques, da DCE. Comprei minha primeira revista lá pelos anos 80 sem conhecer nada e adorei. Praticamente tenho toda coleção e ainda eventualmente as utilizo nos dias atuais... Forte abraço e continue com os excelentes videos.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado professor Fernando, parabéns pela tragetoria, Deus te abençoe, e lhe conceda muitas felicidades.

    ResponderExcluir
  9. Comecei acompanhar seus trabalhos a 20 dias.e percebi que o Sr é uma pessoa abencoada que veio nesse mundo para ensinar..e eu agradeço muito suas explicações.Está me ajudando muito no meu projeto.

    ResponderExcluir
  10. Fernando muito bom o seu trabalho, parabéns. Quando tiver oportunidade faz um vídeo com o Micro:bit da BBC de Londres, para alunos da ensino fundamental e médio ele é bem intuitivo.
    https://microbit.org/

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Fernando

    Sou seu seguidor em todas as redes há muitos meses

    Gostaria de lhe fazer uma pergunta pois estou pesquisando e não encontro nenhuma resposta

    Qual é o protocolo de comunicação que trafega dados e tensão ao mesmo tempo

    Eu vejo isto nos equipamentos de automação residêncial da Legrand Btcino Myhome

    Estou extremamente curioso com isto

    Como que eles conseguem trafegar Dados + Tensão ao mesmo tempo em um par de fios simples em uma corrente de 1 ampere e tensão de 27 volts ?

    Não precisa ser resposta completa, apenas um norte para eu percorrer já me ajuda pois estou perdido neste aspecto

    Obrigado
    Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo ,, procura em modulação de sinal ao fio eletrico ,,, ou ,,, modulação de dados pelo cabo eletrico ,,,usando bobinas e capacitores ,, boa sorte ai

      Excluir
    2. Mestre, um exemplo de transmissão de dados via rede elétrica são dispositivos do tipo Power Line Communication (PLC). Esse equipamento parece um carregador de celular e vai conectado na tomada, e se comunica com outro equipamento igual que esteja conectado na mesma rede elétrica do mesmo quadro de distribuição. Acontece que não ocorre, para isso, necessidade de um protocolo. O que ocorre é que esses aparelhos, para se comunicarem e transmitirem seus dados, operam em uma frequência diferente da energia eletrica, ou seja, entre 1 Mhz a 30 Mhz; a corrente elétrica costuma ser transmitidas entre 50 Hz e 60Hz -- eu disse Hz. Sendo assim, o sinal (dados) são, simplesmente, modulado e demodulado entre os aparelhos conectados na tomada.

      Excluir
  12. Boa noite Vinícius. Talvez este link o ajude. https://tecnoblog.net/1236/entenda-como-funciona-o-plc-internet-pela-rede-eletrica/

    Abç

    Giovani

    ResponderExcluir
  13. Oi tb eu valte estou precizanda de uma ajuda para resauver um plobema.quero 12 brinquedo controlada remotamente por wifi.todo simiterio.com 4canais cada.e posiveo ????obg

    ResponderExcluir
  14. Bateu uma sensação nostálgica quando o Fernando citou as publicações das revistas "Divirta-se com a Eletrônica" e "Nova Eletrônica". Gostaria mencionar também a revista "Saber Eletrônica" do nosso querido Newton C. Braga. Estas publicações, em décadas passadas, eram as nossas únicas fontes de informação no universo da eletrônica e computação. Tenho a absoluta certeza que estas publicações foram as inspirações de muitos profissionais de hoje, ao qual eu me incluo neste grupo.
    Atualmente, a internet possibilitou a divulgação muito mais ágil a dissemição de informações, tornando mais fácil a obtenção de conhecimento em aspecto mais amplo.
    Gostaria de agradecer ao Fernando por produzir material de qualidade e de grande importância para o desenvolvimento das novas gerações, mantendo vivo o entusiasmo e alegria na realização dos seus projetos. Muito obrigo e parabéns pelo canal.

    ResponderExcluir
  15. Ola Fernando K Bom dia ! Preciso entrar em contato com voce,Teria algum email ? Desde ja eu agradeço .

    ResponderExcluir
  16. GOSTARIA DE SABER SE VOCE MINISTRA CURSO PRESENCIAL?

    ResponderExcluir
  17. TENHO UMA IDEA PRA VOCE Sipeed Maix BiT , LIGAR O ESP8266 PARA MADAR UMA MESAGEM PARA OUTRO ESP EXECUTAR UM COMANDO

    ResponderExcluir
  18. Preciso muito de sua ajuda, preciso desenvolver um medidor de vácuo com arduino onde os resultados vão para uma tela LCD ou seja um medido de vácuo digital de 3,5 polegas onde mostre o vácuo em mmHG números e bargraff. Data e hora pequenos, pode me vender este projeto . É muito importante para mim, não conheço muito de eletrônica e ninguém me dá atenção

    ResponderExcluir
  19. Realmente hoje possuímos grande possibilidade de desenvolver soluções sem a necessidade de obter massivas horas de aprendizados em uma linguagem de programação e estruturas dos registradores. Exemplo podemos avaliar as bibliotecas utilizadas na IDE do Arduino. Utilizando WiFi.h imagine o que acontece na diretiva WiFi.begin? Nessa operação não necessitamos conhecer o que acontece no seting dos registradores e etc

    ResponderExcluir
  20. Bom dia fernando, gostaria de falar com vc via celular, meu nome Batista do ramo de Telecom
    96 991891377 batista730@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Fernando, Sou o Adalberto, pai do Lucas Putinatti ex-aluno seu, lendo o seu perfil, vi que estudou na ETEP de São José dos Campos, trabalhei no Ministério Público Federal, aqui em Prudente, e nos quadros de funcionários tem um que foi professor nessa ETEP de nome André Maciel Bomfim, teria sido seu professor?

    ResponderExcluir
  22. tenho uma ideaia para vc sobre vc sabe o que e o dac esp32 transformar em ociloscopio

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Fernando REFERENTE AO Magic Home Controlador wifi de fitas de LED do tipo RGB, com
    ESP32 via celular pelo magic home
    por favor entrar em contato gostaria que o sr. desenvolver esta placa para mim com o software , controlador wifi de fitas de leds para combinar um orçamento sobre seu trabalho .
    grato fico no Aguardo flashlede@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Curto muito seus vídeos. Gostaria se compartilhasse e se possível fizesse um vídeo sobre o meu projeto.

    https://github.com/LinharesKing/robo_king_esp32-cam

    É um projeto muito bacana.

    Desde já agradeço. Abraço!

    ResponderExcluir