whatsapp (18) 98206-3002
Toque no número: (18) 98206-3002 whatsapp

Sobre Fernando K




Quase uma década depois, surgiu uma oportunidade que oferecia um alívio muito desejado do mundo corporativo e agitado da vida na capital. Me tornei diretor de Tecnologia da Informação de uma escola particular no interior de São Paulo, na cidade de Presidente Prudente, onde eu também dei aulas na área de robótica para estudantes do ensino médio.

Minha entrada oficial na área de EdTech começou em 2006, quando comecei a desenvolver um sistema online para o colégio que inclui a análise de aprendizagem (learning analytics) e ensino adaptativo (adaptive learnig). O Solvy, como é chamado, funciona como complemento para aulas tradicionais ministradas pelos professores (blended education). Na época, o programa era inédito no Brasil.

O desempenho acadêmico dos estudantes melhorou desde a implantação do Solvy, mostrando que ele foi um dos principais responsáveis pelo aumento das notas no ENEM e diminuição de 72,4% no índice de reprova. 

Em 2013, fundei meu próprio negócio: a Appsis Tecnologia, uma empresa dedicada ao desenvolvimento da tecnologia na educação. Nela, além da criação de um aplicativo móvel para o mercado internacional, que recebeu mais de 50.000 downloads desde seu lançamento, fundei, em 2014, o Animoby Games, curso de programação para crianças e jovens, também pioneiro no país.


Desde então, venho promovendo diversos trabalhos na área tecnológica, sempre com a intenção de compartilhar o conhecimento que adquiri ao longo desta jornada. Atualmente, em 2017, estou elaborando uma série de conteúdos sobre como juntar a inteligência artificial com a mecatrônica que são compartilhados no meu canal no YouTube. Ainda, lancei o site Inventor de Sucesso, que quer possibilitar aos inventores o fácil acesso ao seu próprio protótipo.



Appsis Tecnologia




A empresa criou um curso online gratuito de revisão para a FUVEST, onde o aluno recebe dicas sobre assuntos relacionados a vestibulares, que pode ser acessado no site: www.appsis.com.br/vestibular.

Outro software criado pela Appsis Tecnologia foi o Solvy: uma aplicação com análises de aprendizagem (learning analytics) e elementos adaptativos (adaptive learning). Este aplicativo foi utilizado pelos estudantes do Colégio Anglo Prudente, uma grande escola de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, Brasil.

Appsis também criou o AniMoby: um aplicativo em forma de lousa interativa que dá acesso a uma variedade de ferramentas de design e recursos de gravação de voz que simplificam o processo de preparação de aula para professores. Ele está disponível para iPads, iPhones e tablets Android, e recebeu mais de 50.000 de downloads desde seu lançamento, a menos de um ano atrás.


Mais aplicações também estão em fase de desenvolvimento.
R. José Bongiovani, 1.595 - Jd. Esplanada
Presidente Prudente - São Paulo
18 3918-6077
www.appsis.com.br

Animoby Games


Sobre o curso

A proposta do curso Animoby Games é preparar estudantes para o desenvolvimento e design de jogos digitais de forma lúdica, e ainda, trabalhar várias habilidades e competências essenciais para o século 21. O curso é para alunos a partir do 5º ano do ensino fundamental até o ensino médio. O foco é fazer games ao invés de apenas jogá-los. Com base no pensamento de que nós não aprendemos matemática na escola para virar matemáticos, não aprendemos biologia para virar biólogos, pois estas disciplinas estão relacionadas no nosso dia-a-dia, então, devemos ensinar também a programação, visto que ela está presente na nossa vida e estará cada vez mais.

Metodologia

O Animoby Games é uma metodologia que visa a autonomia na criança para que ela mesmo pesquise sobre novos assuntos em atividades teóricas e práticas, potencializando as habilidades e competências de cada um. Possuímos um processo de aprendizagem planejado e individualizado, no qual o aluno se torna capaz de realizar atividades que o desafiam. Criado por um cientista da computação com vasto conhecimento em eletrônica e robótica, juntamente com uma equipe altamente qualificada, o método do curso estimula o aluno a gostar de aprender.



Orientadores

Monitorar as aulas e ajudar a expandir o potencial de cada aluno, esse é o papel do orientador do Animoby Games. O orientador observa a habilidade e a personalidade de cada um para oferecer o estudo mais adequado, fazendo com que os alunos gostem cada vez mais de aprender.





Modelagem 3D

No curso, os alunos aprendem técnicas de tratamento e criação de imagens, modelagem e texturização, programação 3D de forma inovadora e fácil para fazer animações que contam histórias, jogos ou vídeos. São ferramenta poderosíssima, e algumas permite fazer animação 3D em tempo real.




3 comentários:

  1. A educação precisa de profissionais da tecnologia, mas que estejam ligados efetivamente à educação, para poder entender como a máquina funciona a fim de poder otimizá-la. Tenho visto propostas de tecnologias para a educação, mas tudo solto, sem geração de métricas e resultados, que apoiem as ações dos dirigentes escolares em todos os seus níveis.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Fernando. Vi teu último vídeo por seu post no Arduino BR. Muito legal e didático. Eu sou um velho dinossauro da informática e tenho me dedicado a escrever posts de eletrônica. Acabei de publicar um na area de IoT com NodeMCU e Alexa:
    https://mjrobot.org/2017/08/30/computer-fire-all-weapons/

    A propósito, quase nos "esbarramos" na ETEP! Fui aluno da eletrônica lá de 74 a 77. De 78 a 82 fiz Engenharia na UNIFEI e de 83 a 85 voltei à ETEP como chefe do Dpto de Eletrônica. Em 85 a Avibrás me convidou para um projeto de Transferência de Tecnologia com uma empresa da Suiça e parti do mundo academico para o executivo, só voltando neste ano! ;-)

    Muito legal ver pessoas como você dedicadas ao ensino!
    Um abraço
    Marcelo Rovai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários Marcelo !

      Excluir

Tecnologia do Blogger.