Recents in Beach


Receba o meu conteúdo GRATUITAMENTE


Mecatrônica com ESP32 e Arduino 2.0

 


INTRODUÇÃO

Olá, queridos alunos!

Esse vídeo é muito importante, pois fala de mecatrônica. É muito importante porque nele estou apresentando vários elementos juntos. Compilo um projeto no Arduino 2.0, onde faço uso de ESP32 para controlar um motor de passo através de um driver DRV 8825, contando ainda com um encoder para controlar a velocidade do motor através do display LCD.

Os dois botões que eu já deixei no próprio esquemático e na montagem física, não faço uso agora, mas farei no próximo vídeo.

Junto com o vídeo, também disponibilizo as peças em arquivos STL e DXF para que vocês possam fazer o corte. Disponibilizo todos os arquivos, dessa forma, caso você queira, poderá montar um igual, com certeza irá gerar um grande aprendizado.

A base giratória ficou bem profissional, inclusive possui rolamento. Pedi para o pessoal adivinhar no Instagram os principais usos dessa base, mas a maioria não adivinhou. Eu particularmente a utilizo para cura em luz ultra violeta, para impressões 3D de resina.

A maioria deve ter imaginado que eu utilizaria para fazer scan 3D, é uma situação de uso, mas não foi exatamente a que eu imaginei.

A base pode ser usada também para pintura 3D. No caso da pintura 3D, utilizo aqueles botões que mencionei no início, pois nesse caso iremos memorizar a posição e mover em posições específicas. Por exemplo, rotacionar em diversos ângulos: 90, 180, 270 graus, há vários tipos de aplicação, e até mesmo aplicações que eu nem mesmo imaginei ainda. De qualquer forma é muito importante esse circuito.

Solto também vários vídeos sobre mecatrônica com Wi-Fi, utilizando ESP32 de dois cores pois é muito bom para mecatrônica quando você tem dois núcleos, você tem realmente duas tarefas rodando simultâneas.

Por enquanto é isso,

Abraços do Fernando K.

Download dos Arquivos

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Bom dia ....

    Fiquei até o final o vídeo .... e cadê o código programa arduino deste projeto ?

    Abraços !

    Maurício Strazzi A. Pereira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio Strazzi, você perguntou sobre Super Monaco GP na Revista Videogame 8, Se ainda quiser, temos uma comunidade com o mesmo nome no Facebook. Se inscreva, pois teremos um campeonato em breve. Falou! Nelson

      Excluir