Recents in Beach


Receba o meu conteúdo GRATUITAMENTE


Arduino 2.0

 


    Depois de uma longa espera foi lançado a versão Beta. Essa versão 2.0 da IDE do Arduino é mais rápida e mais poderosa. Além de contar com um novo editor, mais moderno, interface mais responsiva, recursos como autocompletar, navegação de código e até mesmo um debugger em tempo real.

INTENÇÕES DESTE POST

  • Apresentar o Arduino IDE 2.0 Beta
  • Definir RAD, IDE  e Editor

Uma observação importante, a IDE 2.0 ainda está em fase Beta, ou seja está quase completa mas ainda podem ocorrer algumas falhas. 

Caso tenha interesse em baixá-la, basta acessar o site da Arduino AQUI e realizar o download da versão 2.0.

Mas vamos lá, esse não é um Review comum, eu posiciono onde o Arduino 2.0 se encontra na "régua" tecnológica quanto aos recursos e facilidade de uso.

 

Sim! Ele tem auto completar e mais uma miríades de recursos herdados do Theia Electron e do VS Code.


Mas então, porque eu deveria usar o Arduino IDE 2.0 se o VS Code com plugin faz a mesma coisa ?


    Primeiro porque os iniciantes não acham fácil usar o VS Code.

    Segundo que no VS Code temos que instalar um Plugin, o PlatformIO. A fundação Arduino não queria que seu destino ficasse na mão dos outros, e eu entendo eles.

    Terceiro, em tecnologia um dia você acorda pela manhã e não existe mais aquele querido Software Open que você amava.

    Quarto, IDE boa é aquela que você instala e com apenas 1 e somente 1 clique ela compila e debuga alegremente. E nisso tenho que tirar o chapéu para o C# no ambiente do Visual Studio da Microsoft 2019 não estou falando do "VS Code".

    Quinto nós temos mais o que fazer na vida e temos muito trabalho para ser feito com valores caríssimos de homem/hora para termos que ficar configurando centenas de paths indecentes para algum software funcionar. Nós temos clientes querendo saber quando o projeto vai ficar pronto. E muitos de vocês não recebem enquanto não entregam a coisa funcionando.

Não me entenda mal, eu já fui aquele escovador de bits que programava em Assembler numa tela de UNix e Dos.

Hoje em dia voçê não ganha dinheiro se não for rápido, ou pelo menos vai ficando complicado sobreviver.




    Eu faço uma pequena comparação com outros ambientes como o QT Designer, o Embarcadero C++ Builder, Microsoft visual Studio 2019 que é disparado a melhor ide já produzida junto com as IDEs da Borland agora Embarcadero responsável pelo Delphi e C++ Builder.


    Eu sei elas não são para microcontroladores, mas são um exemplo de arquitetura que aceleram muito o desenvolvimento. Se eu gastar 2 meses para fazer algo em PHP ou Python eu gasto 2 semanas em C#.


    Um recurso que existe também e muito importante é o DEBUG. Se trata do GDB aquele que cujo avô era o DB que eu usava em 1994 ele sobreviveu porque se tornou open e porque ninguém estava disposto a reescreve-lo.

    Até o momento existem poucos detalhes sobre o Debug, mas sabemos que é necessário usar JTAG ou JLink.

    De certa forma as plataformas proprietárias como da Microchip e Atmel usavam cada um seu próprio esquema de debug, que trocando em miúdos é uma forma dupla de comunicação duas seriais trocando dados do registrador do microcontrolador o tempo todo e para nossa felicidade relacionando com a parte do códico fonte a que se refere aquele trecho.

    Mas entenda uma coisa, debug no PC é muito mais fácil que debugar um microcontrolador que não raro pode ser frustranto pela falta de recursos dado a simplicidade dos chips.


    Na fase alpha ele se chamava Arduino IDE Pro e com esse nome ele tinha muito mais semelhança com o Visual Studio Code. Agora eles mudaram e voltaram a para ua aparência que lembra mais a interface do Arduino 1.8 .
    Eu concordo com eles pois o foco do Arduino é o pessoal que não é necessariamente programador ou engenheiro. Contudo o fato é que o mundo Arduino tem se movido rapidamente para o universo profissional. A maior vantagem do Arduino é possuir uma comunidade gigante que desenvolve Libs e software que fica imediatamente disponível.
    Com esse Arduino 2.0 eu compilei os AVR , STM32 mais especificamente a versão Discovery STM32F746RG NUCLEO 64. Compilei também o ESP32.
    Acho que usarmos o Arduino 2.0 é uma forma de ajudar o pessoal a detectar bugs e melhorar o software.
    Se vocês olharem o código fonte do Arduino, dá para perceber que abandonaram o Java e passaram a usar Golang, trazendo um gonho de velocidade para chamadas internas ao sistema. É possível notar isso no https://github.com/arduino/arduino-cli/blob/master/client_example/main.go

    Faz um tempo minha intuição foi se movendo para Golang pois eu sempre percebi as fragilidades do Java tanto em performance quanto segurança. Alem de ser uma linguagem burocrática e verbosa.

        Forte Abraço do Fernando K.

DOWNLOAD DOS ARQUIVOS

PDF

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Parabéns pelos comentários entre os diversos softwares e pela apresentação do Arduino 2.0..gostei bastante. ...abraço.

    ResponderExcluir
  2. Seguo da tempo i tuoi post, molto belli e utili. Un saluto dall'Italia.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela avaliação. Show de bola meu amigo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns muito bem explicado, gostaria de saber se tem como fazer uma versão portable como na IDE antiga, não localizei nada no google.

    ResponderExcluir