Recents in Beach


Receba o meu conteúdo GRATUITAMENTE


Como testar Baterias de Lítio Li-Ion e Fontes DC

 


    Hoje trago para vocês um equipamento que se trata de uma carga eletrônica, que é muito semelhante a uma fonte e é muito especial. O ET540 te dá uma habilidade, que seria muito difícil de conseguir utilizando um resistor de potência. 

Então, neste post iremos:

  • Conhecer o ET5410
  • Testar células de LI-ion 18650
  • Testar fontes de alimentação

RECURSOS USADOS

  • 1x ET5410
  • 1x Multímetro de bancada VC8145
  • 1x Osciloscópio Hantek 2D72
  • 1X SUPORTE DE BATERIA 18650 COM CABO SOLDADO
  • 1x FONTE CHAVEADA DE 12V 5A
  • DIVERSAS BATERIAS 18650


    O ET5410 apesar de parecer uma fonte, se comporta como um resistor. Normalmente para se testar uma fonte ou gerar carga, eram necessários Resistores de Potência, o que atualmente é, de certa forma, rudimentar. Vou apresentar para vocês esse equipamento que não é mais tão caro quanto era alguns anos atrás, e pode fazer toda a diferença na sua bancada. 

    Uma das principais e mais importantes características do ET5410, é o fato dele ser programável, isso permite uma flexibilidade muito grande, simulando valores de resistência e facilitando muito o seu trabalho. 

    Observe na tabela abaixo, que ele suporta até 40 Amperes de corrente de entrada e até 150V de tensão de entrada! 



ARQUITETURA GERAL

Conforme podemos observar abaixo, o equipamento utiliza dois processadores ARM STM32, sendo um para gerenciar o circuito analógico e outro para gerenciar a interface.

Além disso, conta também com entrada de teclado PS/2 e saída USB.


AMPLIFICADOR OPERACIONAL


    Os amplificadores operacionais de entrada JFET na série TL07_ são projetados como versões de baixo ruído do TL08_ amplificadores em série com baixa polarização de entrada e correntes de deslocamento e taxa de variação rápida.


    A baixa distorção harmônica e baixa O ruído torna a série TL07_ ideal para aplicações de pré-amplificador de áudio e alta fidelidade. 

CIRCUITO DE TESTE DE LED

Detalhes sobre circuito de teste de LED você pode ler NESTE POST



    Como a tensão Vin deverá variar de 0 a 6V, a corrente em RSHUNT deverá ser de 0mA a 27,3mA.

TESTANDO BATERIA

    O ET5410 possui 12 formas de trabalhar, dentre essas, 3 são programáveis.

    No vídeo, eu mostro na prática o teste da bateria da Samsung ICR18650.




   Podemos observar em detalhe na imagem acima a entrada de teclado, porta USB e a chave de tensão 110v/220v. 

MODOS DE OPERAÇÃO DO EQUIPAMENTO

Observe abaixo a lista com todos os 12 modos de operação do ET5410.



TESTE TRAN

O Teste Tran é bem mais elaborado, traduzi uma parte do manual abaixo e detalhei também os modos que ele pode trabalhar. 


"A interface de configuração e a interface de teste são mostradas na figura 25 e na figura 2.5.2, respectivamente.  Instruções de operação para a interface de configuração de parâmetro: 1. Pressione (Modo] para entrar na interface Principal do teste Tran e pressione [Shift) +  < (Menu) para entrar na interface de configuração de parâmetro do teste Tran 2 Selecione a opção de operação girando o  botão. 3. Pressione [Enter] para alternar as opções de definição para parâmetros numéricos 4. Quanto à configuração de parâmetros numéricos, pressione (Enter] para entrar no modo de edição e pressione as teclas de direção para selecionar o dígitos correspondente.  Para ajustar o valor e pressione (Enter ou [Esc] para sair do modo de edição."

Trecho traduzido do manual oficial do equipamento.


Instruções de operação para a interface de teste: pressione [On / Off] para ligar ou desligar  o modo.

O teste Tran é dividido em três modos: modo contínuo, modo pulso e modo de disparo, conforme descrito abaixo:

Modo contínuo : neste modo, a carga pode alternar continuamente entre o nível A e o nível B após o início do teste.

Modo de pulso :  neste modo, alterando o início do teste, a carga mudará do nível A para o nível B toda vez que receber um sinal de disparo e, em seguida, voltará ao nível A após manter a largura de pulso do nível B.

Modo de disparo :  neste modo, após o teste ser iniciado, a carga irá alternar entre o nível A  e nível B sempre que recebe um sinal de disparo.


TESTE DE LISTA

    O teste de lista é baseado em uma tabela de testes a serem realizados. Podendo alternar entre corrente constante, tensão constante, potência constante, resistência constante, entre outros, além de permitir gerar loop, oferecendo assim uma grande quantidade de tipos de testes possíveis. 

 


"A função list test torna fácil testar as condições de trabalho da fonte para ser medida sob diferentes status de carga, o que é favorável  para o teste automatizado da linha de produção. 

Predefina as etapas da lista para evitar e edite as etapas de teste e os parâmetros de teste da fonte a ser medida em uma lista e conclua uma série de testes em sequencia.

As configurações de parâmetro específicas incluem: número de etapas, modo de etapa, alternar de repetição e o modo de carregamento, tamanho de carga, tempo de atraso, chave de comparação, valor máximo e valor mínimo de cada etapa.

Pressione "Shiflt <(Menu) na interface principal do teste de lista para alterar a interface do menu de lista. 

Gire o botão para selecionar a opção correspondente e pressione [Enter] para entrar no submenu correspondente.

A interface de configuração e a interface de teste são mostradas na figura 2.6.1 e 2.6.2 respectivamente, e a interface do produto de teste no final do teste é mostrada na figura  2.6.3, Instruções de operação para a interface de configuração de teste de lista:

1. Selecione a opção de operação girando o botão;

2. Pressione as teclas de direção para alternar para o status de edição antes que qualquer parâmetro possa ser editado.  Pressione a tecla de direção para selecionar a página anterior ou seguinte e então pressione [Enter] para virar a página. Pressione a tecla de direção para selecionar "salvar" e então pressione [Enter] para entrar na lista de interface de salvamento de parâmetros de teste.

3. Na seleção  status, pressione [Enter] para alternar as opções de definição para parâmetros não numéricos.

4. Quanto à configuração de parâmetros numéricos no status de edição, pressione [Enter] para entrar no modo de edição e pressione as teclas de direção para selecionar o número correspondente de dígitos.  Gire o botão para ajustar o valor e pressione [Enter] ou [Esc] para sair do estado de edição.

5. Pressione [Esc] para retornar à interface anterior. Instruções de operação para a interface de teste: pressione [On / Off] para ligar  ligar ou desligar o modo."



"1. Selecione a opção de operação girando o botão; 
2. Pressione as teclas de direção para alternar para o status de edição antes que qualquer parâmetro possa ser editado.  Pressione a tecla de direção para selecionar a página anterior ou seguinte e então pressione [Enter] para virar a página. Pressione a tecla de direção para selecionar "salvar" e então pressione [Enter] para entrar na lista de interface de salvamento de parâmetros de teste.
3. Na seleção  status, pressione [Enter] para alternar as opções de definição para parâmetros não numéricos.
4. Quanto à configuração de parâmetros numéricos no status de edição, pressione [Enter] para entrar no modo de edição e pressione as teclas de direção para selecionar o número correspondente de dígitos.  Gire o botão para ajustar o valor e pressione [Enter] ou [Esc] para sair do estado de edição.
5. Pressione [Esc] para retornar à interface anterior. Instruções de operação para a interface de teste: pressione [On / Off] para ligar  ligar ou desligar o modo."

SALVANDO RESULTADOS DO TESTE


Instruções de operação para lista de interface de salvamento de resultados de teste:

1. Selecione o filtro girando o botão;
2. Pressione as teclas de direção para alternar para o estado de edição antes que qualquer arquivo possa ser editado.  Pressione a tecla de direção para selecionar a página anterior ou seguinte e, em seguida, pressione [Enter] para virar a página
3. No estado de edição, gire o botão para selecionar a operação de armazenamento, recuperação ou exclusão de arquivos e pressione [enter] para  [Enter] para renomear o arquivo, ou para recuperar ou deletar os arquivos.
4, Pressione (Esc] para retornar à interface anterior

Instruções de operação para a interface de renomeação de arquivo:

1. Pressione as teclas de direção para alternar para  a edição. Mude para "armazenar" e pressione [Enter] para salvar o arquivo. Se for um caractere nulo, um erro será relatado.
2. Selecione  o caractere girando o botão no estado de edição e pressione [Enter] para digitar o caractere.
3. Pressione [Esc] para retornar à interface anterior.


TESTE SCAN

No teste Scan, devemos definir o valor inicial e o valor final, e o tamanho dos passos a serem percorridos, você pode inclusive que você gerar um gráfico com o acompanhamento obtido.


TESTE DE CURTO

O teste de Curto é muito simples, definimos qual a corrente de curto, mais detalhes de todos os testes você pode acompanhar no manual.



TESTE DE BATERIA

Conforme demonstrei no vídeo, no teste de bateria você pode acompanhar a capacidade e verificar se as especificações batem com o datasheet. 



Acompanhe no vídeo a demonstração das Fontes de Trafo e Chaveada, onde verificaremos o ruído elétrico de cada uma.

TESTE DE LED

Por último mas não menos importante, trago a tela do teste de LED.


CONCLUSÃO

    Após utilizar o ET5410, cheguei á conclusão que ele atende às minhas necessidades, acredito que ele também atenda às necessidades da indústria, nas linhas de produção, como no caso de equipamentos onde a fonte é crítica, é possível através deste equipamento realizar teste de stress. Ele possui 12 modos, então é muito útil.

    Gosto sempre de trazer para vocês coisas que irão agregar em sua bancada. 


Para quem quiser me enviar algum equipamento ou componente essa é minha caixa postal.
Caixa postal: 4444 | CEP: 19020-970

Link do ET5410

Download dos arquivos:

PDF

MANUAL EM PORTUGUÊS








 

Postar um comentário

0 Comentários