banner

A incrível fonte controlada por WiFi


Volto a falar hoje “daquela fonte”. Eu gostei demais dela e, de fato, acho ela incrível, como já anunciei no título. Então, quero te apresentar mais detalhadamente a operação básica do controlador RD6006w. Um detalhe muito interessante: ela tem dentro dela um ESP12, que é o ESP8266.





QUER COMPRAR SUA FONTE? Indico:
RD6006 e RD6006w - Controlador Digital de Fonte de Alimentação: https://bit.ly/38UJicY
- S-400W-60V - Fonte chaveada 60V e 400W: https://bit.ly/2w5XZwx
- S06A - Case para Controlador RD6006 e Fonte Chaveada S-400W-60V : https://bit.ly/2QDix6D
Code: BGRDeals
US$43.99



RECURSOS USADOS

  • 1x Montagem contendo o Controlador RD6006-W, fonte chaveada e case S06A.
  • 1x cabo USB.
  • 1x WiFi





OPERAÇÃO OFF-LINE

O controlador possui funções bastante intuitivas de operação off-line. Mas de qualquer forma, vale a pena ressaltar suas características.
Uma delas é o indicador de Alimentação AC disponível, localizado no botão Liga/Desliga do controlador. Quando este tem seu led alternando suavemente entre aceso e apagado, temos uma indicação que a fonte possui tensão AC disponível e está funcionando. Neste caso o controlador encontra-se em “Stand-by”.



Podemos dividir o painel do controlador em algumas regiões:



Ao pressionar a chave Liga/Desliga, o controlador inicia e, se a configuração de conexão por Wi-Fi estiver ativa, mostra o status da evolução da conexão, seguida de uma “splash Screen”, com o logo da empresa.



Chegamos então à tela principal padrão, nela podemos identificar:



No teclado de funções, temos um acesso rápido aos principais ajustes do controlador:




A tecla SHIFT da acesso as segundas funções contidas em outras teclas. Para identificar estas segundas funções, observe sobre a tecla sua indicação escrita:



Para gravar o ajuste atual em uma das posições de memória, pressione a tecla MEM e em seguida uma das posições usando o teclado numérico:



A tecla I-SET quando pressionada permite o ajuste da corrente máxima de operação.
Em conjunto com a tecla SHIFT, permite o ajuste de corrente limite para proteção de sobre corrente (OCP – Over Current Protection):



A tecla V-SET quando pressionada permite o ajuste da tensão máxima de operação.
Em conjunto com a tecla SHIFT, permite o ajuste de tensão limite para proteção de sobre tensão (OVP – Over Voltage Protection):



No teclado numérico e de navegação, podemos identificar facilmente as funções. Os algarismos e o ponto usados para a entrada de valor, as setas de navegação e a tecla de entrada (enter). Além destas, podemos destacar as segundas funções:



Usando SHIFT+<ponto>, podemos bloquear o teclado.  Essa segurança serve para evitar que uma alteração dos valores ocorra acidentalmente:



Podemos acessar o menu de configurações do controlador, através da combinação SHIFT+0:



Usando a tecla de navegação (seta para direita), podemos acessar a próxima página. Nela encontraremos as opções de apresentação das informações na tela principal:



Na página seguinte podemos acessar e editar todos os espaços de armazenamento de ajustes. Para editar os valores de um certo espaço, basta pressionar enter para acessar a página, selecionar o espaço usando as teclas de navegação, e pressionar I-SET, V-SET e etc, como fazemos na tela principal:



Na ultima página, temos informações obre o controlador.



Finalizando, temos o encoder, a chave de liberação e os conectores.
O encoder possui várias funções, dependendo do contexto, além de ser utilizado na seleção e ajuste de valores, tem também a função “Cancelar”
A chave de liberação da saída permite que as configurações sejam feitas, mantendo a carga sem alimentação, para somente após os ajustes ser liberada, se necessário.
Em caso de alarme de sobre tensão ou sobre corrente, é desativada automaticamente.
São três conectores de saída, sendo o vermelho considerado o “positivo”, o preto o comum. O conector verde é utilizado exclusivamente para carga de baterias. Mais detalhes sobre os tipos suportados, consultar manual do fabricante.
Vemos também o conector USB para conexão com o pc e utilização do software Riden Power Supply Software





OPERAÇÃO ON-LINE VIA USB

O primeiro passo para a operação on-line é a instalação do software de controle e gerenciamento e do driver usb (caso seja necessário).
O software pode ser encontrado no link abaixo, junto com toda documentação, e sua instalação segue o padrão de tantos outros softwares de uso comum.


Depois da instalação correta do software e do driver USB, basta conectar o cabo ao controlador e ao computar e iniciar o software.



Na aba Basic Functions, na guia USB, selecionamos a porta COM e o baud rate adequado (de acordo com as configurações do controlador). É importante que o controlador também esteja configurado para uma conexão USB). Clicamos então em Connect...



Podemos distinguir várias regiões na aba Basic Functions. . .ferh



Na região de comunicação, vemos as configurações para conexão USB: portas COM, Baud Rate, endereço do dispositivo, bem como informações como modelo, número de série e versão do firmware.
Note ainda que ao conectar pela USB, o teclado do controlador é automaticamente bloqueado.



O gráfico de tensão e corrente na saída pode ser redimensionado (zoom) e arrastado para uma melhor visualização. Além disso, é possível selecionar qual grandeza visualizar.



Temos ainda uma região dedicada ao monitoramento de carga da bateria. Apresentando informações como conexão, tensão, temperatura, corrente, capacidade e energia.



Nesta região temos acesso a todos os armazenamentos de ajustes (presets) criados, através de um único clique.
Ao clicar em qualquer um dos presets, uma tela de confirmação de carga é apresentada, como configurado.




A região de informações básicas apresenta a tensão de saída da fonte chaveada, a tensão, corrente e potência na saída do controlador, a temperatura dos sistemas e o estado dos alarmes.
Note que é nesta região onde podemos liberar a saída do controlador.



Vamos tratar aqui, ao mesmo tempo, de duas regiões mais simples. Uma é responsável pela sincronização do relógio interno do controlador, a outra controla a intensidade do backlight.



As duas seguintes trataremos junto por suas similaridades. Elas são responsáveis pelo ajuste da tensão e corrente limite de operação. Seu ajuste pode ser feito através da digitação nos campos correspondentes, através da rolagem do botão central do mouse, ou usando o controle de incremento e decremento.
Em destaque vemos os ajustes de limite de tensão e corrente das proteções OVP e OCP.



Na guia Advanced Functions, vemos duas regiões novas, as outras já foram discutidas.



Nesta região podemos ler ou gravar todos os presets, o que torna a sua programação mais eficiente se feita por aqui.
Antes de fazer qualquer ajuste é importante realizar primeiro uma leitura ou uma seleção na combobox para forçar uma atualização dos campos.



A região de programação da saída, conta com um gráfico de tensão e corrente, como visto anteriormente. Essa região permite que até 200 presets sejam ajustados e executados manualmente ou automaticamente, permitindo, por exemplo, que um perfil de tensão ou corrente seja aplicado sobre uma carga.
Atenção: O intervalo mínimo entre cada preset é de um segundo.



Clicando na aba Firmware Update, podemos atualiza o firmware do controlador.


Na guia Startup Logo Update, podemos carregar um novo logo para a inicialização do controlador.






OPERAÇÃO ON-LINE VIA WIFI

Para realizar a conexão via Wi-Fi, altere no controlador a opção de conexão para Wi-Fi, acessando o menu (SHIFT+0). Desligue o controlador.
No Riden Power Supply Software, acesse a guia Wi-Fi na aba Basic Functions, e preencha os campos WiFi Name e Password.
Clique em WiFi Distribution Network, a seguinte caixa e dialogo deverá aparecer:




Ligue o controlador e a seguinte tela deverá aparecer:



Na caixa de diálogo, clique em “Next”, e a seguinte caixa de diálogo deverá aparecer; aguarde...



Enquanto isso, o controlador tentará se conectar com o WiFi:


Se tudo estiver correto e a conexão se completar, basta clicar em Open, para estabelecer a conexão. A operação do software será idêntica a da conexão USB.





OPERAÇÃO ON-LINE VIA WIFI E APP

É possível utilizar também um app para celular Ios e Android para gerenciar o controlador.
Basta buscar pelo app RdPower, nas respectivas lojas on-line.


As funcionalidades e processo de conexão são bastante semelhantes às mostradas anteriormente, por isso não detalharemos aqui.











Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.