Recents in Beach


Receba o meu conteúdo GRATUITAMENTE


Som JBL: monte a sua!


Hoje quero mostrar para vocês uma caixa de som que montei usando dois falantes da JBL, a famosa companhia americana de eletrônicos de áudio, com muita potência e gastando pouco. Vou te apresentar uma opção, dentre as diversas, de módulos amplificadores e receptores de áudio com tecnologia bluetooth disponível. Ainda, disponibilizo um exemplo de caixa de som, alto-falantes, amplificador e receptor bluetooth, sem deixar de discutir algumas das características de sistemas de áudio.









RECURSOS USADOS

  • Fonte chaveada estabilizada de 24V / 10A.
  • Regulador fixo 5V DC-DC Stepdown.
  • Módulo amplificador de áudio HX-M543.
  • Player VTF108bt v8.0 com bluetooth.
  • Dois alto-falantes triaxiais 6TR6A.
  • Caixa de som para receber o conjunto.
  • Fios, conectores e etc...






MÓDULOS DE ÁUDIO BLUETOOTH

Existe uma variedade muito grande no mercado de módulos de áudio com bluetooth. Cada um deles com suas próprias características, tendo pontos fortes e fracos dependendo da aplicação. Eis alguns exemplos:






CIRCUITO

Circuito com HX-M543







POTÊNCIAS E MAIS POTÊNCIAS...

Potência

Como já aprendemos em algum momento, a POTÊNCIA é uma grandeza física que representa a TAXA com que a ENERGIA é convertida de uma forma para outra em um sistema, ou na forma de TRABALHO.

Todos estes conceitos são muito bem definidos fisicamente, mas na prática, a utilização de métodos de medida diferentes e a associação do nome do método à unidade pode provocar mais confusão que soluções.

Podemos ver nas especificações de amplificadores e alto falantes, termos descritores para potência como:

Peak Music Power Output, True RMS, Musical, de Pico, Eficaz, Contínua, Efetiva, Regime Musical, Programa Musical, Eficaz, IEC,EIA, NBR 1303:1988


No caso do áudio isso é particularmente preocupante, pois pode criar a possibilidade de compras equivocadas, mau dimensionamento de sistemas de áudio ou até a destruição de equipamentos, caso o interessado não se atente aos detalhes.

Há ainda outro agravante, as normas e métodos de medida tendem a ser diferentes para amplificadores e alto-falantes, já que no amplificador existe majoritariamente a perda na forma de calor durante a transferência de energia, o que não é o mesmo em alto falante por ser um dispositivo eletromecânico, tendo mais pontos e possibilidades de perda durante a conversão de energia.


Neste caso, o ideal é conhecer o significado real de cada termo e método de medida, focando sempre naqueles provenientes de normas mais amplamente aceitas.

Como exemplo, podemos citar, NBR 10.303, AES2-1984, EIA RS-426-A, IEC268-1.

                AES2-1984: Desenvolvida pela Audio Engineering Society, INC. (Sociedade de Engenharia de Áudio). É considerado um bom método por aplicar um ruído rosa dividido em faixas específicas para subgraves, graves, médio-graves, médio e tweeters.


NBR 10.303: Também utiliza ruído rosa, com uma filtragem específica. Mas aparece como cancelada no catálogo da ABNT. Não encontramos substituta. 




Potência PMPO - ATENÇÃO

Um método de determinação da potência que se tornou bastante polêmica, foi a Peak Music Power Output ou PMPO (Potência de Saída de Pico Musical), devido sua definição. Representaria a potência máxima que o equipamento é capaz de fornecer por um período limitado de tempo. O problema é que é possível fornecer potências muito elevadas por intervalos extremamente curtos, de tal forma que o resultado apresentaria um valor alto em watts, mas sem um significado prático na execução de uma música.

É possível conhecer mais sobre o assunto lendo a análise do INMETRO, solicitada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.




Alto-falante utilizado



HX-M543 – Baseado no TPA3116D2



VTF108BT – Características







FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO




Postar um comentário

2 Comentários

  1. Bom dia, vc falou no video da loja que vc compra, e o esquema da caixa de som. ????

    ResponderExcluir
  2. Por favor, você pode me fornecer esses dados ?
    Parabéns pelos posts, acompanho todos no youtube

    ResponderExcluir