Hoje vamos falar do
PlatformIO, uma ferramenta avançada e com diversos recursos, “linkando” seu uso
ao Visual Studio Code. Considero, pessoal, esse tópico um pouco mais avançado,
portanto, indico o uso desta dupla para códigos superiores a 200 linhas. Mas,
isso é apenas minha opinião. Explicando melhor, para compilação de um
microcontrolador, a extensão do VS Code, PlatformIO, acessa o framework do Arduino que está instalado no seu computador.
Enfim, hoje nós vamos tratar
das qualidades do VS Code, fazer a sua instalação, bem como da extensão PlatformIO para o VS
Code. Ainda, teremos uma breve explicação da interface home PlatformIO, das
ferramentas, além da criação de um projeto do zero, como importação de um
projeto Arduino (.ino) para o PlatformIO.
Softwares e arquivos utilizados
·
Software Arduino IDE (deve estar previamente
instalado)
·
Software Visual Studio Code
·
Extensão PlatformIO para VSCode
·
Arquivos .ino .h e .cpp de exemplo para ESP32
lora
Obs: Utilizaremos o código INO
de um projeto feito com ESP32 LoRa. O Arduino core para ESP32 deve estar
previamente instalado para que o projeto de ESP32 de exemplo que importamos
funcione.
Em outras palavras, se você
não tem as bibliotecas do ESP32 instaladas na IDE do Arduino e não consegue
compilar na própria IDE do Arduino, consequentemente não será possível compilar
o projeto importado para o PlatformIO.
Qualidades do editor VSCode
O VS Code tem diversas
qualidades. Ele roda no Mac, no Linux, no Windows. Ou seja, é aberto, sendo que
é da Microsoft. Veja outras facilidades:
·
Esconder/exibir blocos de código
·
Detecção de erros no código durante a escrita
·
Auto complete (ctrl + espaço) para variáveis e
métodos
·
Minimap de código fonte
·
Integração Git
·
Peek (espiar)
·
Code Navigation (navegar para a definição)
Download do Visual Studio Code
Instalação do Visual Studio Code
·
Execute o instalador
·
Clique em Ok
·
Siga a instalação clicando em Next até Finish
Instalação da extensão PlatformIO
1. Abra
o Visual Studio Code como administrador
2. Siga
os passos abaixo
Obs: É recomendado que esteja
logado no computador como um usuário administrador
Clique no botão indicado pela
seta
Busque por PlatformIO,
conforme a imagem.
Clique em um dos botões para
instalar e aguarde a instalação...
Clique em Reload para
reiniciar a IDE
Aguarde a instalação...
Clique em Reload Now
Breve explicação da página Home do PlatformIO
Após reiniciar o VS Code, a
extensão já está instalada e uma aba será aberta, conforme a imagem.
1. Novo
projeto.
2. Importar
projeto do Arduino.
3. Abrir
projeto existente.
4. Abrir
exemplos de projetos.
Criando um novo projeto
1. Nome
do projeto.
2. Placa
utilizada.
3. Framework.
4. Local
que o projeto será salvo.
O default é
localizado em C:\Users\Usuario\Documents\PlatformIO\Projects.
Escolha um nome para o projeto
e busque pela placa utilizada digitando no campo Board.
Escolha o framework que será
usado. Utilizaremos o framework do Arduino.
Caso opte por salvar o projeto
em uma pasta específica, desmarque o checkbox Location e selecione o local
desejado. No nosso exemplo, deixaremos o local default, conforme imagem.
Clique em Finish para
completar a criação do projeto.
Arquivo main do projeto
O arquivo main.cpp se localiza
na pasta src, conforme imagem.
Podemos inserir bibliotecas
(.h) na própria pasta src e importá-las entre aspas.
Exemplo: #include “LibESP32.h”
Barra de ferramentas PlatformIO
1. Erros
e warnings
2. Home
3. Build
(Compilar)
4. Upload
(Gravar/Carregar)
5. Upload
to remote device (Gravar em um dispositivo remoto)
6. Clean
(Limpar)
7. Test
(Testar)
8. Run
Task (Abre um campo de busca para procurar e executar, além destas tarefas,
outras, como Upgrade installed platforms, Debug, Upload and Monitor etc...)
9. Serial
Monitor (Abre o monitor serial)
10. New
Terminal (Windows PowerShell)
Importando um projeto de Arduino (.ino) para o PlatformIO
OBSERVAÇÃO: Utilizaremos o
código INO de um projeto feito com ESP32 LoRa, mas é possível importar para
qualquer outra placa compatível com a Arduino IDE, como, por exemplo, as placas
STM, ESP, Arduino, etc.
Importando um projeto .ino ESP32 para o PlatformIO
Procure pela placa utilizada. No nosso exemplo estamos utilizando a placa Heltec WiFi LoRa 32.
Marque a opção Use libraries. Selecione
o local do projeto com os arquivos .ino e .h. Clique em Import.
Aguarde até que o home do
Platform IO seja aberto. Os arquivos de código fonte se localizarão na pasta
src. Compilar, carregar e debugar (Monitor serial).
Pronto!
Observações e cuidados com a extensão PlatformIO
·
Dependente ao framework do Arduino.
·
Recompilar um projeto exige que o monitor serial
seja desconectado/fechado manualmente (o Arduino IDE desconecta
automaticamente).
·
Não instale o Arduino pela loja de aplicativos
da Microsoft, pois esse não será localizado pelo VS Code.
Para finalizar, aconselho que
você assista o vídeo: ESP32 LORA: SENSOR DE GÁS, UMIDADE E TEMPERATURA POR SMS.
Nele eu usei o mesmo código deste projeto de hoje.
Faça o download dos arquivos
5 Comentários
Boa tarde
ResponderExcluirO link para o pdf não esta funcionando.
Bom dia o link do pdf não está funcionando.
ResponderExcluirfaltou exemplo para importar projeto do ESP-IDF
ResponderExcluirShow Fernando, como sempre. Parabéns e muito sucesso.
ResponderExcluirFernando, lhe acompanho ha alguns meses e estou migrando do Arduino pro ESP-32.
ResponderExcluirTenho tido problemas 1000 com a IDE ARDUINO e ESP. Ja reinstalei a mesma do zero mais de 15x (tento da forma nova como da antiga). As librarys instaladas via JSON sempre tem pendencias INFINITAS de arquivos. Baixo 1 por 1 (nao pacotes, arquivos mesmo user_config.h, e muitos outros) e sempre falta outro. Sao arquivos solicitados pelas librarys e nao pelo codigo escrito. Estou propenso a mudar de IDE por DESISTENCIA. Sou usuário avançado de windows, linux, tecnico em eletrônica e em informática e estudante de engenharia eletrônica. Domino o Inglês e tenho lido dezenas de instruções e assitido videos a respeito. Alguma sujestão?