Gravando no ESP-01



O que eu uso para gravar no ESP01? Esse questionamento foi feito por seguidores do canal e, para acabar com esta dúvida, resolvi fazer este vídeo. Nele mostro para vocês as características do ESP01, na imagem abaixo, à direita. Ele é pequeno e tem apenas oito pinos. Exibo ainda, ao centro da foto abaixo, um conversor de USB para serial, e, à esquerda, um adaptador, que faz a ligação entre o ESP01 e uma entrada USB. Quando utilizar um ou outro?


Bom, outro dia eu estava montando uma rede mesh e precisa gravar 10 chips ESP. Para agilizar esse tipo de processo, o mais indicado é o adaptador. Já o conversor de USB para serial eu indico o uso para quando você quer gravar sem desmontar um circuito, ou seja, quando o microcontrolador for ficar fixo em um determinado projeto.

Montagem ESP01 e FTDI

Este esquema eu já usei em outros vídeos, mas optei por detalhar melhor aqui. Para colocar o ESP01 em modo de gravação utilizando o FTDI, que é o conversor de USB para serial, siga a montagem:


Destaco que, quando a gente grava o ESP01 e existe a necessidade de compilar ele na IDE do Arduino, é preciso que carreguemos as bibliotecas de compilação do ESP8266. Não basta só montar este circuito para programar, pois é necessário configurar a IDE do Arduino. Meu conselho, portanto, é que vocês assistam o seguinte vídeo: INTRODUÇÃO AO ESP8266, que eu mostro todo esse processo.

ATENÇÃO: Não se esqueça de alterar o jumper de seleção de tensão de 5V para 3.3V.
                    Para utilizar o monitor serial remova a ligação entre o GPIO0 e o GND.

ESP-01 e CH340G

Existe um adaptador serial feito para o ESP-01, o CH340G, como o da imagem abaixo. Ele é bastante útil nos casos que precisamos gravar vários ESPs de uma só vez.

Esse adaptador vem como padrão para se usar a serial. Para utilizar ele como gravador é necessário ligar o GPIO0 ao GND. Para facilitar este processo você pode soldar uma pequena chave seletora, como na imagem:





Faça o download:



6 comentários:

  1. To tentando trabalhar com o esp12e, mas não consigo gravar seguindo os esquemas que encontrei pela internet, sabe me dizer se o esp12 segue o mesmo esquema do 01 mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para programar o ESP12e vc precisa de um usb-serial
      a pinagem dve ser
      para gravar
      GND -- 0V
      00 -- 0V
      15 -- 0V
      RX -- TX on serial
      TX -- RX on serial
      VCC -- 3V3
      CHPD -- 3V3
      PARA RODAR O PROGRAMA
      GND -- 0V
      15 -- 0V
      RX -- TX (you may need to connect the pins together)
      VCC -- 3V3
      CHPD -- 3V3

      Excluir
    2. Estou usando um ttl to USB, O Led azul fica constantemente ligado quando ligo o circuito e constantrmente apagado quando ligo o CH_PD no 3v3 é isso mesmo?

      Excluir
  2. Olá professor,

    Atualmente já tenho um hardware com várias funções de entradas e saídas. Com isso na última versão desse hardware implementamos o modulo ESP8266-01 para fazer o papel de colocar nossas informações no clould.
    Para otimizar as configurações da conexão wifi estou tentando usar o Wifi manager, porém quando eu programo o ESP ele perde as funções de comunicação com meu hardware e não responde mais aos comandos AT.

    Consegue me orientar qual seria o passo para resolver esse problema?

    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me esqueci de comentar, no hardware uso um microcontrolador PIC 18f4520. E estou usando a serial para enviar os comandos para o ESP, porém quando instalado o Wifimanager no ESP ele para de responder aos comandos AT's enviados pelo PIC.

      Excluir
  3. Boa noite Fernando

    Estou tentando gravar num esp 01 e recebo sempre essa mensagem:

    Placa generic (plataforma esp8266, pacote esp8266) é desconhecida

    Erro compilando para a placa Generic ESP8266 Module

    Alguma dica?
    Obrigado

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.