Motor de passo: começando com baixo custo - Aula 1


Olá, neste primeiro vídeo de uma série de quatro episódios vou introduzir vários conceitos fundamentais sobre o motor de passo e, então, já partiremos para a prática, utilizando um motor retirado de um “velho” scanner e um arduino, permitindo um experimento de baixo custo. Confira as dicas!


Entre as características principais do motor de passo, cito no vídeo que esse permite o controle de velocidade e posicionamento de forma mais precisa, no entanto, necessita de um controle mais complexo para operação. Seu ponto forte é a precisão e não a velocidade ou torque, ao contrário de outros tipos de motores.

Arquivos para download:


4 comentários:

  1. FERNANDO BOA NOITE ,ESTOU SEGUINDO A AULA DE MOTOR DE PASSO 1, MAS NAO ESTOU CONSEGUINDO FAZER O MOTOR GIRAR CONTINUAMENTE, PARECE QUE ELE ESTÁ COM TILTI. O MOTOR DE PASSO QUE ESTOU USANDO É ESSE MODELO : TYPE 103H548-5049
    JÁ TENTEI TROCAR A ORDEM DO PASSO DA BOBINA COMO APARECE NO DATASHEET MAS NÃO FUNCIONOU. DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pelo datasheet deste motor você precisa usar os fios laranja, azul, vermelho e amarelo. Os pares são: laranja e azul, e vermelho e amarelo. Estes são os pares que você utilizará caso esteja usando o L298 como driver e o programa da vídeo aula . . .se o motor ficar girando de um lado para outro, um passo para um lado e outro passo para outro, simplesmente troque de posição o laranja com o azul. Isso deve resolver. Para mais detalhes veja o vídeo a partir de 13:00, há alguns detalhes sobre este procedimento. Espero que ajude . . .

      Excluir
  2. fala Fernando k só passando pra agradecer por você ser esse profissional top de mais e por poder ajudar as pessoas parabéns que Deus continue te abençoando ..
    a se você der algum curso ou vende alguma apostila me mana um alo no whatsapp 021 97638-8309 desde grato

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.